Buscar
  • Jacarandá Comunicação

Claudia Issa cria mobiliário urbano com a norte-americana Kornegay



A artista plástica Claudia Issa, à frente da marca Konsepta Design, apresenta seu primeiro trabalho no segmento de mobiliário urbano em uma parceria inédita. Junto com a Kornegay, empresa norte-americana fabricante de mobiliário em concreto, Claudia desenvolveu uma série de móveis para uso coletivo, e firma a sua trajetória como uma artista multifacetada e que expressa a criatividade do design contemporâneo brasileiro em outros países.


A colaboração entre as duas marcas começa a ter vida a partir de uma coleção inspirada nos famosos vasos da série Pião, uma das primeiras coleções de Claudia com cerâmica e na qual os objetos foram criados a partir do conceito de movimento. E foi por esse objeto que brinca com o equilíbrio, que a Kornegay mais se interessou. “Ficamos especialmente atraídos por esse objeto, intrigante e ao mesmo tempo tão ousado, e propomos à Claudia para trazer esse conceito estético para dentro da Kornegay”, explica Kirt Martin, diretor criativo do segmento de Landscape Forms dentro da Kornegay.


A ideia para a coleção foi de um desenho que evoca a sensação de movimento, algo não convencional a peças fabricadas com concreto. O convite para a parceria surgiu durante a feira ICFF 2019, onde a Kornegay conheceu o trabalho da artista. “Fomos apresentados à Claudia e imediatamente entendemos como a criatividade dela tinha tudo a ver com a proposta estética da nossa marca”, explica Kirt Martin. Após o primeiro contato, Claudia visitou a fábrica da Kornegay, em Phoenix, no Arizona, onde conheceu todos os processos da fabricação dos móveis em concreto fundido. “O convite da Kornegay foi um incrível e um novo desafio na minha carreira. Conhecer o Arizona foi surpreendente desde o início. O lugar é lindo e inspirador, foi uma experiência que me tocou visualmente e emocionalmente”, comenta Claudia. “Foi muito interessante me engajar em um processo criativo mútuo com os designers e engenheiros da Kornegay”, explica Claudia.


Após a visita à fábrica, a artista e os profissionais envolvidos não esperavam contar com a imposição da pandemia, que os obrigou a desenvolver todo o processo de produção da coleção remotamente. “Essa condição deixou ainda mais clara a nossa compreensão e sintonia em relação à criação dos móveis”, completa. Trabalhar com uma matéria-prima pela primeira vez e projetar as obras em grande escala foram desafios que Claudia abraçou. “Há um componente de desafio e emoção que me fez me interessar ainda mais pelo projeto”, conta a artista.


A limitação de tamanho que a argila impõe sobre o trabalho deu espaço à experimentação para grandes formatos, além de explorar as proporções espaciais em 3D para um objeto pensado para ser outdoor e de uso público. “Apesar de estar em um primeiro contato com o cimento fundido, um material relativamente desconhecido para mim, conseguimos chegar a um projeto que representa muito o meu trabalho e a minha visão. Acredito que isso aconteceu graças à energia disposta pela Kornegay em trabalhar comigo e entender a minha proposta artística e manter a sua integridade, através de uma comunicação aberta e colaboração mútua. Eu me senti muito bem-vinda e acolhida por toda a equipe. "A visita à fábrica foi um dos momentos especiais desta trajetória, pois pude observar como as peças são feitas com valores que eu acredito: artesanalmente, uma a uma por uma equipe especial”. A Coleção Claudia Issa + Kornegay será comercializada, neste primeiro momento, nos Estados Unidos, a partir de dezembro.


Sobre a Kornegay Design®


Kornegay Design® é uma fabricante e criadora de móveis em concreto fundido para áreas externas. Baseada em Phoenix, Arizona, foi fundada por Larry e Paula Kornegay em 1997. Kornegay Design® é dedicada à criação de projetos originais e atemporais, realizados através de uma produção artesanal excepcional. Foi premiada e reconhecida pelas principais organizações e publicações sobre paisagismo e arquitetura por seu trabalho único.


Sobre Claudia Issa


Formada em artes plásticas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Claudia Issa trabalhou nas maiores agências de publicidade do país, como DPZ e DM9, coordenando trabalhos gráficos, fotográficos e cinematográficos. Também trabalhou como assistente do designer Fúlvio Nanni. Após inúmeras conquistas em sua vida profissional, Claudia deu espaço para novos desafios, onde toda sua experiência foi combinada à sua paixão pela arte que promoveu o novo, desta vez, no mundo da arquitetura e design. “Eu sempre flertei com esse universo, mas foi durante a reforma da minha casa que tive uma vontade genuína de criar algo palpável”, relembra Claudia. A ideia foi reutilizar as sobras de material de sua obra para dar vida às peças, surgindo assim as “Tábuas Sharp-Shape” e os “Top Table Versailles”, que tinham um estilo bidimensional, resultado de sua experiência como designer gráfica. Trabalhar com cerâmica e vidro, com técnicas pouco utilizadas atualmente, foi consequência da vontade de aprofundar-se em um novo campo, recusando-se a seguir um caminho já percorrido e somando sua carreira em publicidade. “A Konsepta é singular na linguagem única e criativa das peças e plural nas possibilidades de uso e décor”, define. Atemporal e conceitual, a marca busca realizar obras com significado, de apelo artístico e artesanal. Claudia já participou de diversos eventos importantes no cenário do design mundial: ICFF 2019 (NY), Fuori Salone 2019 (Milão), CASACOR SP 2029 e SP-Arte 2019. Este ano, participou da expo 1000 Vases 2020, em setembro, em Paris.

1 visualização0 comentário